top of page

A importância histórica da Petrobrás para o Brasil


A defesa da Petrobrás abrange uma série de questões históricas.


A companhia tem quase 70 anos, mas a luta pelo petróleo brasileiro já é centenária – surgida antes mesmo de sua descoberta em território nacional.


De um lado, estavam os patriotas, defendendo o controle estatal do petróleo. Do outro, estavam aqueles que não tinham compromisso com o Brasil, apoiando que o país transferisse ao capital estrangeiro nossas reservas petrolíferas, e as atividades de extração e refino do óleo.


A briga foi grande: assim como está acontecendo hoje, boa parte da população não entendia a importância de uma estatal para cuidar do petróleo brasileiro.


Por isso, no final da década de 1940, foi criado o Centro de Estudos e Defesa do Petróleo e da Economia Nacional (CEDPEN), que empunhou a bandeira do “Petróleo é Nosso”, com a participação de entidades civis, militares, intelectuais, personalidades políticas, figuras públicas, estudantes, e associações da sociedade civil organizada.


Com o CEDPEN, o Brasil conquistou a aprovação da Lei 2.004/1.953, durante o governo de Getúlio Vargas, que criou a empresa Petróleo Brasileiro S/A (Petrobrás) e a regulação do setor petrolífero.


bottom of page